Festival Livro na Rua leva as livrarias para a rua

Os livros não vão mais esperar você entrar nas livrarias.

Nos dias 03, 04 e 05 de setembro, a Rua Fernandes Tourinho vai receber o Festival Livro na Rua, uma celebração da diversidade e da literatura, comandada pelos livreiros da região. Os dois quarteirões entre a Avenida Cristóvão Colombo e a Avenida Getúlio Vargas serão ocupados por barracas com artistas, palco com shows e apresentação de contação de histórias e uma feira literária com as principais livrarias de rua da região.

O Festival Livro na Rua nasceu com a ideia de promover as Livrarias de Rua, assim chamadas as livrarias tradicionais, que preservam um espaço de convivência do leitor com a livro que vai muito além do consumo do objeto. É um espaço sentimental, que vive a literatura e que tem grande importância na formação dos leitores. De acordo com as principais pesquisas do setor, as Livrarias ainda são o principal ponto de contato entre o leitor e o livro. Segundo a pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro realizada FIPE, 52,73% dos livros são adquiridos em livrarias e segundo a quarta edição da Retratos da Leitura, são 43% dos livros.

As livrarias de rua ainda se destacam por apresentarem uma seleção de obras que valorizam a diversidade da produção editorial brasileira, pequenas editoras encontram seu espaço, gêneros menos populares aparecem na vitrine e os novos autores recebem destaque nas estantes.

Mas a diversidade não teria a mesma força se esse fosse apenas mais um evento literário.

O Festival Livro na Rua se propõe a nos fazer pensar como queremos conviver com os livros e com as pessoas ao nosso redor. Deixando de lado a ideia de que a leitura é um hábito de solitários e casmurros, o Festival vai levar os livreiros, os leitores e os livros para a rua. Não será apenas um resgate do hábito de leitura, mas do encontro das pessoas na rua, das brincadeiras no passeio e conversa quieta sob a iluminação da rua ao anoitecer.

É um renascimento, que encontra nos dois quarteirões da Fernandes Tourinho um ninho perfeito; além de ser a Rua em Belo Horizonte com o maior número de livrarias de rua, temos ali na região lojas de vinil e até mesmo uma locadora de vídeo.  É hora de relermos as nossas ruas em buscas de novos significados.

A rua será ocupada pelas pessoas indo e vindo, deixando espaço para o vento flanar e para que todos possam ler e caminhar sobre os versos escritos na rua.

Confira aqui a programação.

FLIR – Festival Livro na Rua

Rua Fernandes Tourinho (entre as avenidas Getúlio Vargas e Cristovão Colombo) – Savassi

Belo Horizonte – MG

Dias 1º, 2 e 3 de setembro de 2017

Horários:

Sexta: 18h às 22h

Sábado: 10h às 22h

Domingo: 10h às 18h

 

Posts relacionados:

Compartilhe: