Lançamento de “Culturas Shakespearianas” acontecerá na Quixote durante o Festival Livro na Rua

O primeiro lançamento da obra “Culturas Shakespearianas” de João Cezar de Castro Rocha, da editora E Realizações será na livraria Quixote, durante o Festival Livro na Rua, no dia 1º,  às 19 horas.

Além da presença do autor, teremos um debate com Hans Ulrich Gumbrecht, mediado por João Barile, do Suplemento Literário MG.

Culturas Shakespearianas

Um dos traços característicos das personagens de William Shakespeare é também definidor de todo o nosso continente: descobrimos os nossos desejos, e entendemos a nós mesmos, por intermédio do olhar de um terceiro. Na verdade, como demonstra René Girard, fundador da teoria mimética, essa é a própria condição humana – e, como propõe João Cezar de Castro Rocha, é a condição das próprias sociedades. Aqui, a América Latina acrescenta um dado à teoria girardiana: em relações de hegemonia política, o lado não hegemônico sequer pode ignorar a realidade da imitação. Mas, então, se impõe o desafio da mímesis: como reconhecer a centralidade do Outro sem condenar as culturas “periféricas” à improdutividade? Castro Rocha observa, com o suporte de um grande número de teóricos e artistas latino-americanos, que a propensão do desejo à rivalidade (descoberta por Girard) se traduz, em termos estéticos, numa poética da emulação, a qual fomenta a inventividade. Em vez de temer a influência como de costume, este livro pensa com profundidade sobre o papel que ela desempenha na atividade artística.

Posts relacionados:

Compartilhe: