Artistas
.

Academia TransLiterária
Coletivo de artistas da população T (travestis, transexuais e transgêneros) e pessoas cisgêneras próximas à pauta. Investigamos estratégias, estéticas e linguagens artísticas para difusão e protagonismo da arte/cultura T e periférica. Trata-se da iniciativa pioneira em Belo Horizonte de caráter fundamentalmente artístico, dentro de uma cultura trans ainda invisível e pouco representada.

Adriane Garcia
Adriane Garcia (BH/MG), poeta. Publicou Fábulas para adulto perder o sono (Prêmio Paraná de Literatura 2013, ed. Biblioteca do Paraná), O nome do mundo (ed. Armazém da Cultura, 2014), Só, com peixes (ed. Confraria do Vento, 2015), Enlouquecer é ganhar mil pássaros (e-book pela Vida Secreta, no Issuu, 2015) Embrulhado para viagem (col. Leve um Livro, 2016), Garrafas ao mar (ed. Penalux, 2018).

Afonso Borges
Afonso Borges nasceu em Belo Horizonte, em 1962. É empreendedor cultural, idealizador do Sempre Um Papo, projeto de incentivo ao hábito da leitura, fundado em 1986; e do Fliaraxá - Festival Literário de Araxá, criado em 2012. É escritor, com seis livros publicados, sendo o mais recente, "Olhos de Carvão" (Ed. Record). Escreve em jornais desde os 16 anos e já trabalhou, alternando funções de colaborador, repórter e editor, em diversos veículos de comunicação. Faz, há 13 anos, colunas diárias de rádio no programa “Mondolivro”, atualmente na Rádio BandNewsBH. É colunista do portal “O Globo” e curador do Portal Mondolivro (mondolivro.com.br) onde reúne toda a sua produção intelectual e profissional.

Alencar Perdigão
Alencar Perdigão atua no mercado de livros há 25 anos como livreiro. Em 2003 abriu, em parceria com Cláudia Masini, a Quixote Livraria, reconhecida referência cultural de BH. Em 2014 passou também à edição de livros, criando a parceria Quixote- Do Editoras Associadas, já com mais de 40 bons títulos publicados. Em 2017 criou, juntamente com a Câmara Mineira da qual era vice-presidente na época, o FLIR - Festival Livro na Rua, evento que vai se repetir em agosto de 2019.

Alícia Maria
Alícia Maria é graduada em Medicina pela UFMG, especialista em Psiquiatria e Semiótica. Tem 4 livros editados: “Cartas Azuis” 1996, MAZZA Edições; “A Margem” – Coleção Poesia Orbital, em comemoração aos 100 anos de Belo Horizonte em 1998; “O Limite do Aquário” 2004, MAZZA Edições, finalista do Prêmio Nacional de Literatura de Belo Horizonte em 2002; e “O Relicário” pela Quixote+Do Editoras Associadas em 2018.

Ana Cecília Carvalho
Ana Cecília Carvalho nasceu em Belo Horizonte. É escritora e psicanalista. Autora de, entre outros, “Uma mulher, outra mulher” (1993, Ed. Lê), “A poética do suicídio em Sylvia Plath” (2003, Ed. UFMG), “O livro neurótico de receitas (2012, Ophicina Arte & Prosa) e da “Trilogia dos Inquietos” (Quixote + Do), da qual fazem parte “Os Mesmos e os Outros: o livro dos ex” (2017), “O foco das coisas & outras histórias” (2019) e “A memória do perigo” (2019).

André Di Bernardi
Jornalista, autor dos livros a hora extrema (publicação do autor); água cor (coleção almanach de minas); longes pertos e algumas árvores (publicação do autor); é quase noite no coração daquelas águas (confraria do vento); o ar necessário (editora jaguatirica); esse bicho sou eu (editora jaguatirica).

Branca Maria de Paula
Mineira de Aimorés, é escritora, fotógrafa e roteirista. Autora de três livros de contos e 16 títulos para pequenos leitores, recebeu várias premiações por sua produção. Está lançando “Nanocontos” no FLIR, pela Quixote+Do .

Bruna Kalil Othero
BRUNA KALIL OTHERO (Belo Horizonte, 1995) é poeta e pesquisadora. Autora de "Anticorpo" (2017) e "Poétiquase" (2015), organizou duas coletâneas de ensaios: uma sobre a obra de Hilda Hilst (2018) e outra acerca de diversas escritoras brasileiras (com Constância Lima Duarte e André Magri, 2019). Seu próximo livro "Oswald pede a Tarsila que lave suas cuecas" foi premiado pelo Ministério da Cultura em 2018.

Bruno Vasconcelos de Almeida
Psicólogo e Acompanhante Terapêutico. Professor na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Livreiro nos anos oitenta e noventa do século passado. Trabalhou nas livrarias Ouvidor (Savassi e Centro), Ex-Libris, Acaiaca Distribuidora e na livraria da Cooperativa Médica.

Carol Magalhães
Com formação em Letras e Produção Editorial, Carol Magalhães se dedica há 4 anos à Quintal Edições, editora que fundou para publicar exclusivamente mulheres.

Chico Mendonça
Escritor, jornalista e consultor de comunicação, é autor do livro de contos "As Horas Esquecidas", publicado pela Quixote-Do, finalista do Jabuti de 2018.

Cláudio Costa Val
Cláudio Costa Val é baixista, cantor, violonista e compositor. Integrante da banda Mariachi sin Tequila, com discos já gravados. No momento, trabalha em seu primeiro álbum solo. É roteirista, diretor de cinema, ator, montador e professor da Escola Livre de Cinema - BH. Possui três livros publicados: "Luz, Câmera, Ação - crônicas a 24 quadros por segundo" (2012), "Horla - a série" (2016) e "De regresso" (2019).

Cleber Araújo Cabral
Doutor em Estudos Literários pela UFMG. Organizou os livros Mares interiores: correspondência de Murilo Rubião e Otto Lara Resende e Escavações e impressões: escritos sobre acervos literários e memória cultural, dentre outros.

Cris Guerra
Cris Guerra pariu Francisco em 2007 e, depois dele, blogs, colunas, crônicas, palestras e 6 livros. Foi cronista da revista Veja BH e atualmente escreve nas revistas Pais&Filhos e Vida Simples. Há nove anos assina uma coluna na rádio BandNews FM de Belo Horizonte e viaja o Brasil ministrando palestras na área de comportamento, estratégia e criatividade.

Érica Toledo
Érica Toledo é mineira de Belo Horizonte, 43 anos, mãe de três filhos, formada pela UFMG em Comunicação Social e Teoria Psicanalítica. Trabalhou por 20 anos na imprensa diária. Foi repórter e editora na TV Globo, apresentadora e editora chefe dos programas “Feminina”, na TV Alterosa, e “Opinião Minas”, na Rede Minas. Faz palestras e cursos na área de comportamento e atua em consultório.

Fabíola Farias
Fabíola Farias é graduada em Letras, mestre e doutora em Ciência da Informação pela UFMG. É leitora-votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e, atualmente, realiza estágio de pós-doutorado no Instituto de Ciências da Educação da Ufopa.

Gilda Vaz
Gilda Vaz Rodrigues é psicanalista. Além do trabalho clínico dedica-se à transmissão da psicanálise em seu seminário O ensino de Jacques Lacan, desde 1990. É autora de muitos artigos publicados em livros e revistas de psicanálise. Destacando-se entre outros livros No Começo era o Ato – uma leitura do seminário O Ato Psicanalítico (Ed. Artesã); coautora de Rastros de Amor - psicanálise - Contos - Poesia (Quixote Ed. + E Letramento); Da solidão, (Quixote+Do).

Glaura Santos
Cursei letras por dois anos,
sou designer gráfica por formação
e uma amante das palavras e das imagens
desde que me entendo por gente.
mineira, capricórnio com áries, lua em aquário.
sou terra mexida, vento no cabelo,
montanha pra subir, sol e
mergulho no mar sempre que preciso voltar pra mim.
amo tanto o amor que, às vezes, até invento,
mas é sempre de verdade.

Jacques Fux
Jacques Fux é professor da EMGE/Dom Helder. Doutor e pós-doutor em Literatura, é autor deLiteratura e Matemática, vencedor do Prêmio Capes pela melhor tese do Brasil, e finalista do Prêmio APCA; Antiterapias, vencedor do Prêmio São Paulo, Brochadas, Prêmio Nacional Cidade de BH, Meshugá: um romance sobre a loucura, vencedor do Prêmio Manaus; Nobel eGeorges Perec: a psicanálise nos jogos e traumas de uma criança de guerra.

Janaina de Paula
Janaina de Paula trabalha com a psicanálise e a literatura. Tem doutorado em Estudos Literários pela Faculdade de Letras da UFMG. É uma das editoras da Cas’a.

João Batista Melo
João Batista Melo publicou cinco livros de contos, dois romances e um ensaio. Suas obras receberam os prêmios Guimarães Rosa, Paraná, Cruz e Sousa de Romance e duas vezes o Cidade de Belo Horizonte. É também compositor de trilhas e diretor de cinema, tendo realizado cinco filmes de curta metragem.

João Pombo Barile
Jornalista graduado em Filosofia pela USP. Em São Paulo trabalhou nas editoras Nova Cultural, Segmento, Abril e Larousse. Em Belo Horizonte, trabalhou nos jornais O Tempo, Hoje em dia e nas revistas Veja BH e Encontro. Atualmente é redator do Suplemento Literário de Minas Gerais e dirige, desde 2011, o Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura.

Júlia Elisa
Poeta, educadora e ativista. A poesia foi o dispositivo encontrado para confluir e transitar entre as demandas por expressão e realização no mundo. Graduada em Ciências Sociais pela UFMG e mestranda em Comunicação Social pela mesma instituição. Idealizadora do Preta Poeta em 2017, busca instigar a escrita poética e declamação de mulheres negras enquanto um mecanismo de resistência e liberdade. Corpo em movimento na busca de poéticas insubmissas em diversas expressões que rasurem e reinscrevam as nossas histórias.

Kaio Carmona
Kaio Carmona é poeta e professor de literatura. Pós-doutorando na UFMG, Professor Vistante do IFMG, Professor Assistente da FAJE. Doutor em Estudos Literários pela UFMG, autor dos livros Um lírico dos tempos (2006), Compêndios de amor (2013) e Para quando (2017). Vive em Belo Horizonte.

Kakaw
Kawany Tamoyos, vulgo Kakaw. Artista visual atuante na cena de arte urbana nacional desde 2013 com a criação de ilustrações, estampas e murais a partir da pesquisa sobre sua ascendência afroindígena.

Laura Cohen Rabelo
Laura Cohen Rabelo publicou os romances História da Água (Impressões de Minas, 2012) e Ainda (Leme, 2014), Canção sem palavras (Scriptum, 2017) e a plaquete de poemas Ferro (Leme, 2016). Mestre em estudos literários pela Faculdade de Letras da UFMG, é idealizadora e coordenadora do projeto Estratégias Narrativas, onde ministra cursos e ateliês de produção literária. Faz parte da coordenação do selo Leme da editora Impressões de Minas.

Lena Cunha
Mestre em Educação (UFMG), especialista em Planejamento e Gestão Cultural (PUC/MG). Publicou o livro Gestão Cultural: Profissão em Formação (2007). Coordenadora da Inspire Biblioteca Virtual. Atual assessora da Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

Leo Cunha
Leo Cunha é escritor, tradutor, jornalista e professor universitário. Doutor em Artes pela UFMG. Publicou mais de 60 livros de literatura infantil e juvenil, além de 5 livros de crônicas e mais de 30 traduções. Sua obra recebeu diversos prêmios importantes da literatura infantil brasileira, como o Nestlé, Jabuti, FNLIJ, Joõa de Barro, entre outros. Também escreveu 3 peças de teatro para crianças e dezenas de canções para crianças e adultos.

Leo Goncalves
Leo Gonçalves é poeta. Nascido em Belo Horizonte em 1975, é autor de Use o assento para flutuar (Crisálida, 2018) e das infimidades (in vento, 2004). Como performer, desenvolveu os projetos "Poemacumba" (em parceria com Kanzelumuka), "Em caso de incêndio" e "Caboca", recentemente apresentado no Sesc Palladium, ao lado das artistas Flaviane Lopes e Gabriela Pilati. Também atua como tradutor de poetas como Juan Gelman (UnB, 2004), William Blake (Crisálida, 2005) e muitos outros. Sua poesia vem participando de antologias no Brasil e no exterior. Com destaque para É agora como nunca: antologia incompleta da poesia contemporânea brasileira, lançada em 2017 pela Companhia das Letras, com organização de Adriana Calcanhoto.

Leonardo Costaneto
Leonardo Costaneto é professor de rede pública e mestre em educação pela UFMG. Além de idealizador da Caravana Grupo Editorial, atuando como editor, também é poeta, cronista e contista

Luiz Morando
Luiz Morando é professor do curso de Letras do Uni-BH. Revisor de textos e pesquisador autônomo sobre a memória das identidades LGBTQIA de Belo Horizonte, entre 1950-1989.

Luiz Walter Furtado
Luiz Walter Furtado nasceu em Belo Horizonte no ano de 1957 e vive na cidade de Ouro Preto. Publicou três livros de poesia: Revelações (Penalux 2016), Assédio das águas (Páginas Editora 2017) e Conjugação de silêncios (Páginas Editora 2019).

Maíra Nassif Passos
Maíra Nassif Passos (1985) é fundadora e editora da Relicário Edições. Com graduação e mestrado em filosofia da arte pela UFMG, fundou a Relicário em 2013, voltada para a publicação de literatura (brasileira e estrangeira) e também para a publicação de ensaios e textos teóricos na área de teoria e crítica literária, estética e filosofia da arte, psicanálise, cinema e dramaturgia.

Maraíza Labanca
Maraíza Labanca é doutora em Literatura Comparada pela UFMG. É uma das editoras da Cas’a e trabalha com oficinas de escrita no Espaço a’mais. Publicou os livros Refratário (2012), Rés – livro das contaminações (2014) e Partitura (2018).

Márcia Maria Cruz
Márcia Maria Cruz é doutora em ciência política pela Universidade Federal de Minas (UFMG) e mestre em comunicação social pela mesma universidade. É repórter do jornal Estado de Minas desde 2007 e professora do curso de de jornalismo do Centro Universitário Una, que coordenou. Em redação, atuou na reportagem nos jornais O Tempo e Hoje em Dia. Presidiu a ONG Oficina de Imagens. É autora do livro Morro do Papagaio, da coleção BH. A cidade de cada um. Recebeu os prêmios Délio Rocha de Jornalismo de Interesse Público (2015), Premio de Jornalismo Promotor de Justiça Chico Lins (2015) e o I Prêmio SBIm de Jornalismo em Saúde Infantil (2009). Integrou o International Visitor Leadership Program “Digital Literacy and Media Responsibility” nos Estados Unidos em 2018.

Marcílio França Castro
Marcílio França Castro nasceu em Belo Horizonte. Publicou os livros de ficção Histórias naturais, pela Companhia das Letras, e Breve cartografia de lugares sem nenhum interesse e A casa dos outros, pela 7Letras. É mestre em Estudos Literários pela UFMG, onde também se graduou em Letras e em Direito.

Marcus Freitas
MARCUS FREITAS (Belo Horizonte, 1959) é romancista, poeta e ensaísta. Autor, entre outros, de: Peixe Morto (BH, Autêntica, 2009, romance policial); No verso dessa canoa - poesia reunida, 1993-2005 (Vitória, Flor e Cultura, 2006); Contradições da Modernidade (Campinas, Unicamp, 2012).

Maria Carolina Fenati
Maria Carolina Fenati é editora da Chão da Feira e professora. Formada em História pela UFMG, estudou literatura portuguesa contemporânea em Lisboa durante o mestrado e o doutorado. Fundou a Chão da Feira quando ainda vivia em Portugal, e já de volta a Belo Horizonte, continua a organizar a coleção Caderno de Leituras, a revista Gratuita, e a publicação dos livros junto a outras três mulheres que compõem a Chão da Feira.

Maria da Conceição Carvalho
Graduada em Biblioteconomia, mestre em Ciência da Informação e Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais. É autora de artigos e capítulos de livros abordando a vida e obra de Eduardo Frieiro, além da tese de doutorado intitulada Cordialmente, Eduardo Frieiro: fragmentos auto(biográficos). Professora aposentada da Escola de Ciência da Informação da UFMG, atualmente é pesquisadora na Academia Mineira de Letras dedicando-se ao inventário do acervo epistolográfico do acadêmico Eduardo Frieiro.

Mário Alex Rosa
Natural de São João del Rei. É autor dos livros: ABC futebol clube, Ed. Aletria, 2015 (Infantil), Formigas, Cosac Naify, 2013 (Infantil), Ouro Preto – poemas, Ed. Scriptum, 2012 e Via Férrea, Ed. Cosac Naify, 2013. Mestre e doutor em Literatura Brasileira pela USP.

Maurício Lara
O escritor e jornalista Maurício Lara é autor de 10 livros, sendo sete romances. O mais recente, lançado em julho, é Réstia de Alho. Natural de Esmeraldas (MG), trabalhou em rádio, jornal, televisão, assessoria de comunicação e foi professor de Jornalismo na PUC Minas por 15 anos.

Natália Menhem
Mineira de Belo Horizonte, a poeta Natália Menhem se formou em Ciências Sociais pela UFMG (2010). Atua desde 2015 como Líder de Marketing na ThoughtWorks. Publicou dois livros de poemas (Descontinuidades, 2017, e Tremores Nômades e Fortes, 2019).

Paula Davis
Paula Davis é mineira, de Belo Horizonte. Atuou como bailarina profissional em duas companhias da cidade: Compasso Cia. de Dança e Grupo de Dança Primeiro Ato. Foi co-fundadora do Coletivo Catavento Dança & Pesquisa. É autora do livro infantil Alfabeto com Poesia, empreendedora na Bailaletra Projetos em Papéis e professora de dança clássica na Compasso Academia de Dança.

Pedro Muriel
Mineiro, escritor, palestrante e bacharel em Relações Internacionais pela PUC Minas. Participou do Fliaraxá 2017 e 2018, do Sempre um Papo, do seu espetáculo autoral Poemacast - O Show e de outros eventos culturais ligados à literatura. Entre trabalhos solos, parcerias e outros projetos, tem 5 livros publicados. Tem dado palestras sobre autonomia, literatura e acessibilidade pelo Brasil. Acredita na poesia, no sonho e nas gentilezas cotidianas.

Pieta Poeta
Pieta Poeta é membro do coletivoz, da Coletiva Manas e do Sarau Comum. Teve participação na obra "A Luta, À voz!"(Coletivoz), e publicou um livro autoral, "Lua nos pés", além de vários zines de produção independente. Vencedorx do Slam BR 2018.

Regina Beatriz
Psicanalista. Mestre em Psicologia pela UFSJ. Autora do livro Final de análise: possibilidades, impossibilidades e articulações. Co-autora das obras: Psicanálise em nosso tempo, Da solidão e Texturas do vazio em Psicanálise.

Regis Gonçalves
Sou mineiro, ganho a vida como jornalista profissional, atualmente como freelancer, mas sempre estive ligado a duas outras vertentes da cultura, as ciências sociais - minha formação acadêmica - e a literatura, como leitor e autor. Publiquei três livros de poemas e dois de ensaios biográficos. No momento estou empenhado em mais um trabalho desse gênero. Como é inevitável, tenho na gaveta alguns originais: um livro de poemas e um romance.

Rogério Faria Tavares
Rogério Faria Tavares é jornalista. Membro do Pen Clube do Brasil e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, é o atual presidente da Academia Mineira de Letras.

Rosana Mont’Alverne
Rosana Mont’Alverne é Bacharela em Direito e Mestre em Educação pela UFMG. É sócia-fundadora da Editora Aletria, autora e tradutora de literatura infantil e juvenil. É diretora da Câmara Mineira do Livro e da Liga Brasileira de Editoras.

Sérgio Mitre
Sérgio Mitre é poeta, historiador e jornalista. Tem dois livros publicados e participações em antologias poéticas.

Sergio Myssior
Sergio Myssior é arquiteto e urbanista e responsável por diversos planos urbanos e ambientais em todo o país. O seu trabalho busca inserir o processo participativo e a sustentabilidade na construção de cidades mais humanas, inteligentes e sustentáveis. O arquiteto e urbanista apresenta semanalmente, na Rádio CBN, o programa A BH que Queremos, discutindo caminhos para a melhoria da qualidade de vida urbana.

Simone de Andrade Neves
Simone de Andrade Neves, poeta, nasceu em Belo Horizonte no ano de 1974. Publicou os livros "O coração como engrenagem", 1994, edição da autora; Dor Andorinha, 2015, Edição Leve 1Livro; "Corpos em Marcha", Editora Scriptum, 2015, e "Missa do Envio", com poemas e músicas originais compostas por Chiquinho de Assis, edição da "Casa Impressora de Armería", em 2017.

Thais Guimarães
Thais Guimarães é poeta e tem publicados: Jogo de Facas (poesia), Ed. Quixote, 2016; Notas de Viagem (poesia), Coleção Leve um livro, 2015; Seis Poemas (plaquete), Ed. Poliedro, 2012; Jogo de Cintura (poesia), Edições Dubolso, 1983; Dez Pretextos para uma noite de solidão (poesia), Ed. Gatinhos, 1983. Ganhou o Prêmio Jabuti, em 1988, com o livro Bom Dia, Ana Maria (Ed. Vigília, 1987) por Melhor Produção Editorial Infantil (1988).

Thereza Portes
Thereza Portes é artista plástica e Professora da Escola Guignard – UEMG. Um de seus projetos, a Mesa de Thereza, criado na calçada da rua da sede do Instituto Undió, contempla, em espaços diversos, a montagem de uma mesa de café, propondo uma ação coletiva destinada à aproximação entre as pessoas através da ocupação da cidade.
