Festival Livro na Rua 2019 abraça as livrarias da Savassi na programação oficial

(foto: Ignácio Costa)

As livrarias da Rua Fernandes Tourinho já têm como hábito a promoção de pequenos eventos literários, com lançamentos e bate-papos, o que levou o idealizador do Sempre um Papo, Afonso Borges, a chamar o espaço de Rua da Literatura e a escolha do local como sede do Festival Livro na Rua. Em 2017, o evento estendeu o convite para participação na Feira das livrarias da Savassi e do entorno, com o objetivo de unir os livreiros e enfrentar a crise pela qual o setor passava.

Neste ano, o FLIR continua ampliando a participação das Livrarias, não apenas abrindo a possibilidade das livrarias de outras regiões se inscreverem para participar no evento, quando foi publicado o edital, mas incluindo também os eventos que vão ocorrer nas lojas durante o evento como parte da programação do festival. Neste ano, a Ouvidor, Quixote e Livraria da Rua também vão oferecer atrações durante o evento.

Estarão participando: Jorge Fernando dos Santos, Frei Betto, Daniel Dago, Maurizio Manzo, Paula Davis, Alcione Ramos, Branca Maria de Paula, Ana Cecília Carvalho, Marta Porto, Maria Helena Cunha e Nélio Costa. Confira a seguir:

Livraria da Rua (R. Antônio de Albuquerque, 913)

Sábado, 24 de agosto, a partir de 11h:

BATE-PAPO SOBRE A SAVASSI

No livro “A Turma da Savassi… que virou nome de bairro”, publicado em segunda edição pela editora Miguilim, Jorge Fernando dos Santos conta a história de duas gerações de garotos que marcaram época em BH, entre as décadas de 1940 e 1960, com suas farras, bailes, brigas e serestas. No sábado, 24 de agosto, a partir das 11h, o autor conta essa e outras histórias num bate-papo com os leitores, na Livraria da Rua (Antônio de Albuquerque, 913). Em foco, não apenas a famosa turma, mas também detalhes sobre a Padaria e Confeitaria Savassi, que daria nome a uma praça, uma região e um dos bairros mais charmosos da capital mineira.

Lançamento do livro “A GATA MAYA VAI AO YOGA”

Com lindas ilustrações de Maurizio Manzo, Alcione Ramos (Gangadhara Saraswati), da Satyananda Yoga Center, conta em forma de poesia, baseada na história real da Gata Maya que morava na escola de yoga e conquistou o coração de todos que lá passavam. A gata exerce sua sensibilidade felina, expressando de forma natural as práticas do Yoga, entre posturas e carinhos. O que uma gata pode aprender? O que uma gata pode nos ensinar?

Livraria Quixote (R. Fernandes Tourinho, 274)

Sábado, 24 – 11h as 14h

Lançamento da Trilogia dos Inquietos de Ana Cecília Carvalho

Ana Cecília Carvalho faz lançamento duplo na Livraria Quixote de “A Memória do Perigo” e “O foco das coisas & outras histórias” durante a realização do FLIR 2019 – II Festival Livro na Rua, concluindo assim a sua Trilogia dos inquietos. Celebrada pela crítica especializada, suas obras têm sido publicadas em suplementos literários, antologias, e contempladas com prêmios literários.

14h as 17h

Lançamento do livro Imaginação – Reinventando a Cultura de Marta Porto (Editora Pólen)

O princípio gerador de toda criação, de toda destruição é a imaginação. Cápsulas de imaginação deveriam ser incentivadas em todas as ações de arte, nas ciências, nas escolas, templos, onde houver qualquer dimensão que trate da subjetividade humana.” Nos 14 ensaios reunidos neste volume, a crítica de cultura Marta Porto propõe políticas culturais que derivam da matéria-prima que é a imaginação como base para uma nova visão de democracia, mais inclusiva, mais abrangente e consequentemente mais humana.

Lançamento do livro Planejamento Estratégico de Programas e Projetos Culturais  de Maria Helena Cunha (Editora SENAC)

Planejamento estratégico de projetos e programas culturais trata dos conceitos da gestão cultural e dos princípios básicos para a elaboração do planejamento estratégico para a cultura. Aqui são abordados variados processos, ferramentas e técnicas de planejamento que identificam o diferencial para a área da cultura. Destacam-se, ainda, as especificidades do plano de ação, de programas e projetos culturais, bem como sua avaliação e seu monitoramento, pautados pela experiência cotidiana da atualidade brasileira. O objetivo principal é ressaltar a ideia de planejamento estratégico como instrumento prioritário do trabalho profissional de gestores culturais na perspectiva de uma visão a longo prazo de suas ações e de um modelo de gestão compatível com a realidade cultural.

17h – 19h – O ofício do tradutor: bate-papo com Daniel Dago e lançamento de livros traduzidos por ele direto do holandês

19h – Onírica tela – projeções de Nélio Costa

Domingo, 11h – 14h

Lançamento do livro Poesias dançantes da bailarina Paula Davis

Poesias Dançantes é uma obra literária que contém mais que palavras em forma de poemas; é movimento que ganha novo suporte. Um livro para ser lido com olhos, mãos, corpo, alma e coração.

14h as 16h

Lançamento do livro Nanocontos de Branca Maria de Paula

Em Nanocontos, a pluralidade de textos minimalistas prioriza o clima e apenas sugere a temática, tirando o sumo de situações ora cotidianas, ora bizarras e surrealistas. Amor, delírio, morte, desencontro, solidão, impotência e angústia compõem uma galeria de abstratos 3×4, que espelham o absurdo da condição humana.

Livraria Ouvidor (R. Fernandes Tourinho, 253)

Sábado 24/08 a partir de 11 horas

Lançamento do livro Fé e afeto: Espiritualidade em tempos de crise de Frei  Betto (Editora Vozes)

Frei Betto aborda, em linguagem cristalina, a crise da vida espiritual e abre sendas de esperança. Tolerância, fé e política, ética e justiça são temas recorrentes nessas páginas que enriquecem a nossa subjetividade, animam a nossa espiritualidade e aprimoram a nossa consciência crítica.

O Festival livro na rua – FLIR 2019 é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à cultura de Belo Horizonte e o patrocínio do Instituto Cultural Unimed, além do apoio da Academia Mineira de Letras, Globo, Comiteco Netmóveis e CDL-BH.

Festival Livro na Rua Segunda Edição 2019

Serviço

FESTIVAL LIVRO NA RUA

Data: 23, 24 e 25 de agosto

Horário: Cerimônia de abertura: 19:30 na sexta. 10 horas às 21 horas no sábado; 10 horas às 16 horas no Domingo

Local: Rua Fernandes Tourinho nos quarteirões entre Avenida Getúlio Vargas e Avenida Cristóvão Colombo.

#festivalivronarua #flir #livrarias

Compartilhe: