FLIR 2019 leva para as ruas a amizade e a leitura

Jorge Luís Borges dizia, que a amizade era o principal tema da literatura. É com esse espírito em mente que a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, a Câmara Mineira do Livro e a Quixote+Do Editoras Associadas, apresentam: o Festival Livro na Rua 2019 com o título “Os livros nossos amigos: uma homenagem a Eduardo Frieiro”, nos dias 23, 24 e 25 de agosto, na Rua Fernandes Tourinho, entre a rua Pernambuco e a Avenida Getúlio Vargas, já conhecida como Rua da Literatura.

Durante os três dias de eventos, uma feira de expositores com livrarias (a partir do sábado), pequenas editoras e artistas gráficos oferecerão aos visitantes uma chance de travar amizade com os livros, enquanto escritores, ilustradores, contadores de histórias, músicos e outros artistas estarão se apresentando nos espaços organizados pela produção do evento.

A primeira edição do evento, realizada em 2017, levou para rua as livrarias e chamou atenção para a importância delas para o mercado editorial. O retorno do FLIR reforça essa importância, já que em 2018, um movimento nacional trouxe otimismo para o mercado literário, quando vários escritores, ilustradores, editores e entidades do setor lançaram campanhas de promoção das Livrarias. Hashtags invadiram as redes sociais convidando as pessoas a entrarem em uma livraria para comprar um livro.

Além disso, o FLIR reforça a importância da literatura e da leitura como a principal forma de mediação entre as pessoas, que podem ocupar a rua para um diálogo pacífico e construtivo, permitindo que as ideias fluam pela cidade, apesar das diferenças. A concepção do evento leva em conto essa harmonia e tem uma proposta de ocupação de espaço não agressiva e convidativa para a população.

EDUARDO FRIEIRO

O escritor Eduardo Frieiro foi escolhido como autor homenageado desta edição e com isso, o evento também fará uma viagem pela história do Livro. A escolha de Frieiro foi feita em conjunto com a Academia Mineira do Livro, que participará do evento, e procurar resgatar a memória desta importante figura da história editorial mineira, que foi o primeiro diretor da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, professor emérito da Faculdade de Letras da UFMG, um dos fundadores da Faculdade de Filosofia – FAFICH membro da Academia Mineira de Letras e editor independente que lançou, dentre outros, obras de Carlos Drummond de Andrade, que definiu Frieiro como“uma das mais singulares figuras da literatura brasileira a se estudar e reverenciar”.

A PROGRAMAÇÃO

A programação do evento foi concebida pelo curador José Eduardo Gonçalves, também curador da primeira edição, e tem como inspiração a obra de Frieiro, “Os Livros nossos amigos” e contará com shows musicais, contação de histórias, mesas redondas, recital de poesias e lançamentos de livros e contará com nomes como Lucas Guimaraens, Maria Mazarello, Marcílio França Castro, Rosana Mont’Alverne, Cris Guerra, Renato Negrão, Celso Adolfo, Afonso Borges, Marcelo Xavier, Sérgio Fantini, Olavo Romano, Leo Cunha, Fabíola Farias, Jacques Fux e muitos outros. Além disso, livrarias como Quixote, Ouvidor e Livraria de Rua terão programação própria que estará integrada ao FLIR.

RUA DA LITERATURA

A Fernandes Tourinho é uma rua única em Belo Horizonte: no espaço de apenas alguns quarteirões várias pequenas livrarias sobrevivem, marcando a região de tal forma com seus eventos diários, que a rua já é conhecida como Rua da Literatura. O jornalista Afonso Borges tomou a iniciativa de oficializar o nome da rua e luta para que o local seja oficialmente conhecido desta forma e possa, assim, se tornar um símbolo da luta pela cultura literária e especialmente, pela preservação das pequenas redes de livraria, fundamentais para a formação de leitores e preservação da diversidade do mercado editorial, conhecida como Bibliodiversidade.

O Festival livro na rua – FLIR 2019 é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à cultura de Belo Horizonte e o patrocínio do Instituto Cultural Unimed, além do apoio da Academia Mineira de Letras, Globo, Comiteco Netmóveis e CDL-BH.

Serviço

FESTIVAL LIVRO NA RUA

Data: 23, 24 e 25 de agosto

Horário: Cerimônia de abertura: 19:30 na sexta. 10 horas às 21 horas no sábado; 10 horas às 16 horas no Domingo

Local: Rua Fernandes Tourinho nos quarteirões entre Avenida Getúlio Vargas e Avenida Cristóvão Colombo.

Compartilhe: